Um caminhão de mudanças – Embedded questions

 

Olá, amigos do Inglês!

 

Você sabe o que são INDIRECT QUESTIONS ou EMBEDDED QUESTIONS? Talvez nós, aqui no Brasil, não damos tanta importância para isso. Porém quando vamos viajar o cenário é outro, e sinceramente? Faz TODA diferença.

 

E qual a razão desse tópico de gramática ser tão importante? Fazer com que você faça perguntas de forma mais educada e indireta. E onde eu usaria isso, como aplicar?

 

Uma situação típica são as viagens internacionais, quando você pode depender de informações na rua para se chegar a algum lugar. Mas por que não posso perguntar WHAT TIME IS IT? WHERE IS THE BANK?

 

Poder você até pode. Agora, ganhar atenção de alguém disposto a te responder após uma pergunta tão direta, não dá pra garantir. O melhor é transformar perguntas tão diretas em perguntas mais indiretas que vão soar mais educadas. Aí, as chances de que você seja atendido tendem a aumentar drasticamente. E como fazer isso?

 

Primeiro, você deve ser capaz de fazer transformações de sentenças interrogativas para afirmativas:

 

 

Podemos ver acima que, ao transformarmos sentenças interrogativas em afirmativas, abandonamos os auxiliares, DO, DID e DOES e transformamos o verbo. No caso de presente simples, além do desaparecimento do DOES, o verbo study vai para a forma studies. No caso de passado simples, o auxiliar sai de cena e o verbo é colocado em passado simples.

 

E isso acontecerá para todos os outros tempos verbais, os que incluam esses auxiliares ou outros auxiliares com modais CAN, WILL, etc.

 

Agora, vamos dar uma olhada nessas frases aqui:

 

Could you tell me…?

Can you tell me…?

Do you know…?

 

Lembra das sentenças que transformamos?

 

…she studies English.

…he watched a movie last night.

 

Eu realizo um casamento, uma junção, e o elemento que vai realizar esse casório se chama IF. Então o resultado é:

 

 

Duas observações finais:

 

– As frases introduzidas acima (Could you tell me… e Can you tell me…) fazem parte de uma família com alguns outros elementos, os quais não serão trazidos aqui para efeitos de simplificação.

 

– Nem sempre o IF é o elemento que vai realizar esse casório.

 

Caso as perguntas originais, aquelas a serem transformadas em afirmativas, contenham WH, como WHat, WHere, Who, etc, esses elementos fazem a conexão.

 

 

Caso ainda existam dúvidas, temos um vídeo muito divertido para que você aprenda de uma vez por todas como se fazer perguntas de uma forma mais educada e ganhar a atenção dos seus ouvintes.

 

Canal Inglês com alguma coisa

 

Esse vídeo é a parte integrante do nosso canal Inglês com alguma coisa.

 

A partir de agora, você terá acesso a dicas impactantes sobre vários aspectos do Inglês através de metáforas, âncoras emocionais fortes e vários outros instrumentos que trarão até você alguma coisa para que seu aprendizado seja inesquecível.

 

Se inscreva no canal e aproveite nossas dicas semanais.

 

Periodicamente traremos a vocês algo que te ajudará a fixar conceitos gramaticais e de vocabulário de uma forma inovadora, tudo feito com muito carinho e dedicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *