Dá para deixar seu listening redondo em 18 meses?

Trem bala

 

Ok, a proposta era tentadora e você não conseguiu resistir: Inglês em 18 meses!!

 

Bom, 18 meses são 18 meses. Eles te disseram que você terminará seu curso em 18 meses.

 

Você, amigo leitor, já deve ter percebido que eu sou um grande amigo de dicionários. Adoro chamar a sua atenção para o significado de palavras que, às vezes, não refletimos mais profundamente.

 

Definição terminar

 

Sejamos realistas: é claro que foco é força. Mas alguém precisa ser muito disciplinado para finalizar um programa de 18 meses falando inglês fluentemente. Digo isso porque, apesar das mirabolantes estratégias de marketing utilizadas por esses cursos, o ser humano continua a ser o mesmo.

 

O material humano está cada vez mais exigido em termos de N atividades que se apresentam no dia a dia e fica muito difícil arrumar tempo para tudo e se dedicar ao domínio do inglês, principalmente na área de listening. Isso se o objetivo é sucesso total no término dos 18 meses.

 

O campo minado chamado listening

 

Listening campo minado

 

Preciso enfatizar, primeiramente, que ao longo desse texto, quando me refiro a listening, estou também me referindo à pronunciation, o que significa que ouvir e pronunciar corretamente fazem parte, pelo menos para mim, do mesmo pacote.

 

Sim, entramos em campo minado perigoso. Examine esses dois cenários:

 

– Seu professor segue o programa de seu novo material didático. Você tem exercícios de prática auditiva em sala de aula. ÓTIMO.

 

– Seu professor segue o programa de seu novo material didático. Você NÃO tem exercícios de prática auditiva em sala de aula. ÓTIMO (PARA ELES, PARA O CURSO).

 

A pessoa da área comercial te disse assim quando você foi receber explicações sobre como o curso funciona:

 

“Olhe, nosso curso não tem parte de áudio em sala de aula, pois o listening é feito de forma natural. Você escuta o que seu professor e seus colegas falam, pois nossa aula é 100% conversação para que possamos atingir nossa meta em 18 meses.”

 

Ora bolas! Mesmo que você se torne um monge tibetano, rei, campeão da disciplina, você pode ter surpresas extremamente desagradáveis depois desses 18 meses. E por quê?

 

Pois um programa de listening DEVE ser seguido em todas as salas de aulas de cursos SÉRIOS, pois você está arriscado a, depois do tempo de estudo, falar errado e ainda não ter adquirido as estratégias necessárias para um listening adequado e seguro.

 

Dentro desse campo minado, vejamos alguns exemplos de bombas que te aguardam e que somente um professor de inglês sério pode desarmar para você:

 

A trinca

 

Pronúncia da trinca de verbos, pensar, ensinar e lutar, no passado: thought, taught e fought:

 

Diagrama verbos

O TH

 

Outro exemplo mais observado comumente é a diferença de pronúncia entre as palavras três e árvore:

 

arvore e numero 3

 

Como podemos ver nos exemplos acima, o som TH em inglês é utilizado em inúmeras palavras em inglês. Assim, um mero deslize na pronúncia pode tornar a coisa assim:

 

Você está tentando dizer: “Eu tenho três irmãs”. Mas aí a pessoa entende: “Eu tenho ‘árvore’ irmãs”.

 

Consegue ver o tamanho da encrenca? Veja aqui como pronunciar esse som de maneira correta.

 

Sons como esse, TH, não são utilizados na nossa língua. Portanto, o listening se torna algo traiçoeiro quando nós ou outras pessoas não levam em consideração tais nuances de pronúncia.

 

Moral da história

 

O desenvolver de nosso listening passa necessariamente pela percepção dessas diferenças, devotando tempo para que isso seja praticado e assimilado pelos alunos, fora ou dentro da sala de aula.

 

Essa é a razão pela qual não acredito em cursos de 18 meses.  Bom como iniciativa de marketing, duvidoso quanto ao resultado final.

 

Cuidado: pesquise e pondere. Não caia em armadilhas!

 

Se seu curso de inglês não lhe entregar o resultado que promete, a quem você culpará?

 

O que você deve levar em consideração quando for escolher um curso de inglês?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *