Quais são os ingredientes básicos para o aprendizado do Inglês?

Capa | Aprender Inglês

 

Olá, querido amigo do blog ICT!

 

O aprendizado é mesmo uma coisa fascinante. Levantamos da cama todas as manhãs e, queiramos ou não, fechamos um novo dia com dezenas de novas observações e descobertas.

 

Receita do Aprendizado

 

Ingredientes

 

Para fazer um bolo, devemos ter os ingredientes certos na cozinha: leite, fermento, ovos e farinha de trigo. Tudo isso nas dosagens certas, ok?

 

Seria esse mesmo raciocínio aplicável ao mundo do aprendizado de uma outra língua?

 

Antes de concluir, dá uma olhada logo abaixo e veja um resumão das várias queixas de alunos que experimentaram aulas por aí afora, onde esses ingredientes não foram cuidadosamente escolhidos, ou medidos:

 

Manchete

 

Pois bem. Se lembra dos ingredientes para fazer o tal bolo, certo?

 

Então vou te dar a receita para uma aula com excelência. Eu digo, AQUELA AULA, aquele momento que te faz querer voltar para a próxima, que te fascina, que mexe com você!

 

Ingredientes básicos:

 

– Pegue uma foto de um rio, de preferência em um dia de muita chuva e, também de preferência, que contenha galhos ou outras coisas presas nas margens;

 

Rio com chuva

 

– Vá no Youtube e assista a 5 min de um desfile de escola de samba; ( Meu, não tô doido não. É sério, confie em mim!!) (VIDEO AQUI)

 

– Imagine agora uma bola de cristal! Sim, aquelas que videntes ou cartomantes usam para PRE-ver coisas da sua vida;

 

Bola de cristal

 

– Por último, vá ao dicionário mais próximo e veja o significado da palavra compaixão.

 

Compaixão

 

Pirei você? Pira não, amigo! Não há razão para isso. Agora te explico o significado e propósito de cada ingrediente acima:

 

Significado de cada ingrediente

 

1) A foto do rio: essa metáfora representa, nos faz lembrar sobre a quantidade de coisas num processo de aprendizado que deixamos de perguntar, de questionar, em uma sala de aula. As coisas que engastalham, enroscam nas margens representam os diversos problemas que alunos tem e que não são solucionados na hora certa e acabam como enroscos no seu processo.

 

2) Porque ir ao Youtube? Não há melhor comparação do que se observar o desenvolvimento de uma escola de samba na avenida. A aula de inglês dos seus sonhos existe e é I-G-U-A-L-Z-I-N-H-A!!

 

Você já se perguntou porque um desfile tão longo (aprox. 86 min, tempo de cada escola para desfilar) não poderia ser reduzido para, digamos, 20 min?

 

Aí é que vem o grande problema. Se esse tempo fosse reduzido, tudo perderia seu encanto. O desfile viraria uma parada militar. Óbvia, previsível, talvez até maçante.

 

Num desfile de 86 min. a passista vai, volta, evolui, mostra seu encanto, pois tem tempo suficiente para isso. Os seis ou sete carros alegóricos, por sua vez, precisam de tempo para as manobras e evolução ao longo da avenida. Muitos deles são pesados, tendo que ser conduzidos com todo o cuidado para se evitar qualquer acidente.

 

Identificando os componentes dessa escola: os passistas representam você, aluno, que precisa de seu tempo para avançar, voltar, revisar, evoluir. Os carros alegóricos representam aquele momento mágico em que você, aluno, é convidado a algo diferente, novo, a uma nova interação, a uma nova dinâmica, a uma coisa que te faça sair da zona de conforto e te botar pra frente!

 

Os diretores de harmonia representam os nobres professores, que se dedicam com seu suor para que tudo caminhe bem e harmoniosamente.

 

E o público? O respeitável e temível público? Esse, representa o mercado de trabalho!! Mercado que está de olho em sua evolução nessa avenida da vida!! Se você desafinar durante o percurso, esse público vai te virar as costas. E aí? Hummmmmm!

 

3) A bola de cristal: assim como uma cartomante desenvolve a capacidade (ou a tramoia) de ver ou prever seu futuro, cada professor, na sala de aula dos sonhos, tem que ter sua própria bola de cristal. Isso significa que, com a experiência, esse professor acaba por prever, por perceber e se antecipar ao SEU problema, muitas vezes antes que ele ocorra. Ele sabe que aquele tópico gramatical é como um enrosco que tem chances de ficar engastalhado na beira do seu rio. Portanto ele já prevê, já se arma das estratégias que vão fazer aquele aluno não sofrer, não se complicar, pois a mão, o ombro amigo já se antecipou e já ofereceu ajuda.

 

4) Ida ao dicionário – ocorre que essa bola de cristal, pra ficar bonita, precisa de um lustre, um polimento. Na sala de aula dos seus sonhos, esse polimento se dá com o ingrediente trazido pela palavra compaixão. Eu, como professor, devo ter a capacidade de entender a dor do outro (que representa a dor do aluno), ser capaz de ser solidário demonstrando ao aluno que ele não está sozinho, que ele está acolhido, amparado, e que essa mão amiga jamais vai deixá-lo na mão.

 

Por fim, a aula dos seus sonhos, de posse de todos esses componentes, baixa um decreto:

 

Tolerância ZERO à frustração!!

 

Sucesso

Conclusão

 

E aí, você: acompanhado, acolhido, encantado, empoderado, fascinado e ALIMENTADO, vai se sentir tudo, menos frustrado, querendo voltar, sempre!

 

Venha conhecer a cozinha do ICT: temos os melhores ingredientes, com as melhores receitas.

 

Nossos ingredientes são tão eficazes que já foram levados até para São Paulo. Confira!

 

Tudo isso aliado ao ingrediente fundamental: VOCÊ!

 

2 comentários sobre “Quais são os ingredientes básicos para o aprendizado do Inglês?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *