Aprender Inglês

Como falar Inglês de forma organizada?

Aprender Inglês

 

Imagine a sua cabeça, o seu cérebro por dentro. Tente distinguir os vários departamentos em que sua máquina cerebral se divide.

 

Nesse exercício mental, você visualizaria (claro, se fosse possível), as várias partições onde estariam armazenadas todas as habilidades necessárias para você falar inglês em N situações distintas.

 

Sobrevoando esse campo mental imaginário: olha lá, a pequena área onde se concentra todos os comandos, recursos necessários para que eu me vire em um aeroporto, usando as estratégias básicas de sobrevivência nessa situação específica.

 

Mapa cerebral

 

Agora, sobrevoamos a área cerebral onde temos um rico tesouro verbal disponível para utilizarmos em um restaurante de Londres, por exemplo, onde falar inglês com um garçom se tornaria trivial, automático e gratificante.

 

Você ao falar inglês! Dá para se imaginar assim?

 

Subdepartamentos

 

Precisa de recursos para um restaurante? Acesse o subdepartamento A2 dentro do cérebro. Ops, agora a cena se desenrola dentro do metrô? Vá lá ao subdepartamento C23, tem tudo que você precisa para se dar bem.

 

Subdepartamentos

 

Escrevo esse artigo em um dia especial: 11 de Dezembro, meu dia, dia do Engenheiro!

 

Você então diria: Poxa, autor desse artigo, você FOI um Engenheiro, há muito abandonou a coisa e se tornou Professor de Inglês e, hoje, se aventura em linhas escritas para o blog ICT.

 

Pois é, amigo, meu diploma de Engenheiro não serve apenas para que eu ocupe uma cela especial em um presídio, caso cometa um desatino.

 

A engenharia me fez um ser racional, apegado aos detalhes e, acima de tudo, apaixonado por organizar bagunças. Adoro os termos: projeto, tarefas, departamento, gerência, setores e muitos mais.

 

Mas onde o falar inglês entra nessa estória toda de engenharia??

 

Tem pouquinho (ou poucão, dependendo de sua visão de mundo) sim. Estou te convidando a ser organizado, meio engenheiro mesmo, e te propondo um projeto organizacional que vai fazer com que você possa falar inglês de maneira clara, objetiva e, sendo redundante, organizada.

 

Qual o segredo para falar Inglês?

 

Você quer viajar, ok. Quer conhecer lugares, ok. Entrar em restaurantes não pagando micos de preferência. Trocar ideias com recepcionistas de hotel, atendentes de lojas, em suma, enriquecer sua viagem.

 

O segredo? Se organize mentalmente para isso.

 

Quais são os ingredientes básicos para o aprendizado do Inglês?

 

Sim, digo a você que é possível criar esses subdepartamentos dentro da sua mente e acessar cada um deles quando você quiser, onde quiser.

 

Para tudo isso, tem que haver uma meta. Tudo faz parte de um projeto de crescimento pessoal que deve partir da sua vontade.

 

Falar Inglês meta

 

A partir do estabelecimento dessa meta, falar inglês lá fora começa a ficar mais desmistificado, menos imaginário e você inicia um processo de estudos focados em cada uma das necessidades desse universo de desbravamento de outros povos.

 

Poxa, amigo, hoje você tem a Internet ao alcance de seus dedos. Há inúmeros blogs, tutoriais que podem lhe ensinar como se dar bem nessas inúmeras situações.

 

Melhor ainda se você já estiver estudando inglês.  Caso você só faça Control C + Control V, ou seja, vá online e somente copie, tentando reproduzir, como um papagaio, frases feitas, padrão, seu falar inglês será caricato, muitas vezes sem sentido, pois vai te faltar flexibilidade nas situações inesperadas, percebe?

 

A coisa seria mais ou menos como a diferença entre aprender a tocar violão somente por cifras, você sabe, comprando aqueles livrinhos de banca de jornal onde você encontra a música pronta para tocar, ou se aprofundando no estudo musical, conhecendo as notas e variantes, acompanhado por um professor que vai te ajudar a tocar músicas baseado em um conhecimento mais completo, o que gera flexibilidade.

 

Conclusão

 

Mergulho

 

Esse é o caminho, penso eu. Mergulhe nos estudos, mas com organização. Mentalize as várias situações típicas de viagem. Treine com um amigo. Imagine variações, problemas. Tente adotar estratégias para superá-los.

 

Aqui você encontra um ótimo aplicativo para organização pessoal!

 

Finalmente, monte seu mapa mental, sua engrenagem de chavinhas para acessar esses subdepartamentos na hora que você precisar, ou quiser.

 

Falar inglês: de sonho a projeto realizável. Só depende de você.

 

Abraço e até a próxima.

 

Um comentário sobre “Como falar Inglês de forma organizada?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *