Dois círculos – Perguntas no Present Simple

 

Olá, amigos do Inglês.

 

Logo no começo da nossa jornada no aprendizado de Inglês, somos introduzidos ao verbo to be e pouco tempo depois ao Present Simple. Mas, como todo bom marinheiro de primeira viagem, surgem dúvidas quanto à transformação de sentenças afirmativas para interrogativas. Qual a forma mais impactante para evitar a confusão?

 

Geralmente, os alunos fazem uma confusão danada na hora de transformar sentenças afirmativas em interrogativas com essas duas categorias de verbos. Dê uma olhada nessas sentenças abaixo:

 

She lives in a very big city. (Present Simple)

She is a very intelligent woman. (Verbo to be)

 

Quando transformamos essas sentenças em interrogativas, temos o seguinte resultado:

 

DOES she live in a very big city?

IS she a very intelligent woman?

 

Pois aí é que começa a confusão. Alguns alunos dizem que não sabem ao certo quando utilizam os auxiliares DO, DOES (no caso de Simple Present) e quando devem utilizar verbo to be, AM, IS ou ARE.

 

Resolvemos essa questão através dos círculos abaixo: um deles com vários verbos (no caso, trazemos verbos de ação) e outro círculo sem nada, nenhum verbo.

 

 

O primeiro círculo contém os verbos de ação, a ele associamos os auxiliares, DO e DOES. No caso do segundo círculo, o vazio, associamos com as três possíveis formas de verbo be: AM, IS ou ARE. Ou seja:

 

Círculo cheio de verbos – DO, DOES.

Círculo vazio – AM, IS ou ARE.

 

Vamos ver se nosso macete realmente funciona? Começando com nossas duas sentenças anteriores, já parcialmente transformadas em perguntas:

 

1 _________ she live in a very big city?

2 _________ she a very intelligent woman?

3 _________ they have a nice car?

4 _________ we good students?

 

Sentença 1: Se lembra? Procuramos por verbos ou nada. As palavras: she, in, a, very, big, city não são verbos. Mas LIVE é um verbo. Portanto, temos a presença de um verbo aqui, e o círculo com verbo você associa com DO ou DOES, dá uma olhadinha na imagem.

 

Sentença 2: Nenhum dos elementos é verbo. Portanto, temos ausência de verbo, fazendo relação ao círculo vazio, o que associamos a uma das três possíveis formas do verbo to be.

 

Sentença 3: Verbo HAVE.

 

Sentença 4 – Nenhum dos elementos é um verbo.

 

Finalmente, temos então:

 

DOES she live in a very big city?

IS she a very intelligent woman?

DO they have a nice car?

ARE we good students?

 

É isso, amigo. Todas as vezes que você precisar transformar sentenças no Simple Present, de afirmativas para interrogativas, use nosso macete.

 

Ele funciona para nossos alunos. Vai funcionar para você também.

 

Grande abraço e nos vemos no próximo vídeo.

 

Canal Inglês com alguma coisa

 

Esse vídeo é a parte integrante do nosso canal Inglês com alguma coisa.

 

A partir de agora, você terá acesso a dicas impactantes sobre vários aspectos do Inglês através de metáforas, âncoras emocionais fortes e vários outros instrumentos que trarão até você alguma coisa para que seu aprendizado seja inesquecível.

 

Se inscreva no canal e aproveite nossas dicas semanais.

 

Periodicamente traremos a vocês algo que te ajudará a fixar conceitos gramaticais e de vocabulário de uma forma inovadora, tudo feito com muito carinho e dedicação.

 

Nos vemos na próxima dica.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *