Um dicionário, uma texto e uma caneta highlight

 

Olá, amigos do Inglês! Adquirir vocabulário quando se aprende um idioma é uma parte importantíssima desse processo. Dentre todas as maneiras existentes para estender o nosso vocabulário, qual seria a mais eficiente e natural? Será que existe alguma forma disso ser memorável? Que tal usar um dicionário e um marca texto?

 

A aquisição de novo vocabulário em Inglês pode ser feita de diversas maneiras… Entre elas, podemos utilizar o decorebês, que consiste em se assimilar novas palavras na base da memorização, ou  podemos utilizar um modo mais natural e efetivo.

 

O método efetivo

 

Esse método consiste em se assimilar novo vocabulário através da frequência de visualização das novas palavras… E isso pode ser feito de maneira muito efetiva através de um dicionário do tipo Inglês – Inglês, um texto e canetas highlight (marca-texto).

 

Tudo começa com a leitura de um texto com o propósito de entendimento geral. Deve-se resistir à tentação de se parar o processo ao se deparar com palavras desconhecidas.

 

Após essa primeira leitura, volta-se ao início do texto para a busca de palavras desconhecidas. Todas elas devem ser então marcadas com uma caneta highlight. Portanto, se você encontrar 10 palavras desconhecidas, fará 10 marcações em highlight, preferencialmente todas na mesma cor.

 

A próxima etapa é opcional. Consiste em buscar as mesmas palavras, dessa vez em um dicionário eletrônico, com duas finalidades: Ter acesso à pronúncia delas e ainda verificar novamente seu significado, o que reforça a memorização.

 

Caso você opte por não fazer isso, é só pular a etapa descrita acima, sem maiores prejuízos.

 

Agora, começamos então nosso trabalho no dicionário. Procuramos nele as palavras destacadas do texto e utilizamos a highlight para marcar cada uma delas no dicionário enquanto estudamos sua definição. Vamos assim, sucessivamente, até termos 10 marcações em diferentes partes do dicionário.

 

O processo natural de assimilação se dá com o tempo. A partir do momento em que você iniciar seu processo de busca por textos variados, com a frequência de leituras, palavras que já foram marcadas no dicionário aparecerão novamente em novos textos.

 

Sendo assim, recomendo que você tenha highlights de outras cores para que novas marcações possam ser feitas ao redor das palavras vistas mais vezes.

 

Exemplo de uso do dicionário

 

Um exemplo: tomemos a palavra door:

 

Na primeira vez em que ela for localizada no dicionário, você a marca com uma highlight verde. Já na segunda vez em que você se deparar com ela, você marca um pontinho ou bolinha colorida ao lado da palavra.

 

Com o tempo, você terá palavras com o highlight inicial e outras 4, 5 marcações com bolinhas diferentes, o que mostra que você já viu tal palavra N vezes.

 

Naturalmente, quando essa palavra for vista pela enésima vez em um texto, provavelmente você não mais abrirá o dicionário, pois a mesma já estará automaticamente incorporada na sua memória, o que tornará uma marcação adicional desnecessária.

 

Canal: Inglês com alguma coisa

 

Ficou claro?

 

Se ainda restarem dúvidas, o vídeo no início do artigo te ajudará a entender de forma mais visual.

 

Esse vídeo é a parte integrante do nosso canal Inglês com alguma coisa.

 

Confira nosso primeiro vídeo que trabalha a pronúncia de alguns números ordinais.

 

A partir de agora, você terá acesso a dicas impactantes sobre vários aspectos do Inglês através de metáforas, âncoras emocionais fortes e vários outros instrumentos que trarão até você alguma coisa para que seu aprendizado seja inesquecível.

 

Se inscreva no canal e aproveite nossas dicas semanais.

 

Periodicamente traremos a vocês algo que te ajudará a fixar conceitos gramaticais e de vocabulário de uma forma inovadora, tudo feito com muito carinho e dedicação.

 

Nos vemos na próxima dica.

 

Grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *