Ansiedade – O seu pior inimigo

 

Olá, amigos do Inglês!

 

Você sabe qual é o pior inimigo das pessoas que estudam, ou querem aprender Inglês? Será que você enfrenta esse inimigo sem ter consciência disso?

 

A ansiedade é algo que aflige hoje milhões de pessoas ao redor do mundo. E te pergunto, por que ela estaria de fora da vida de vários alunos que almejam um caminho de sucesso no aprendizado do Inglês?

 

É óbvio que ninguém deseja sofrer desse mal, mas muitas pessoas tem notado que alguma coisa errada as impedem de alcançar o sucesso e isso é uma realidade.

 

Você já deve ter se acostumado com nosso uso de metáforas e analogias em nossos textos. Então vamos lá: comparemos a busca pelo sucesso com um lance de escadas. Digamos, seis degraus.

 

Coincidentemente, seis degraus compõem a trajetória de um aluno de Inglês dentro de um curso regular que vá de básico a avançado. Níveis: básico, elementar, pré-intermediário, intermediário, pré-avançado e avançado. Seis níveis para se chegar de A a B.

 

“Mas teacher, não dá! Isso é muito tempo para mim, e eu preciso ter resultado rápido.”

 

Essa colocação por parte de vários alunos é legítima, não podemos negar isso. Porém, o que é legítimo pode não condizer com a realidade nua e crua. E ao se desnudar mistificações envolvendo milagres no aprendizado do Inglês como aprender Inglês em 18 meses, temos que lidar com o mundo real.

 

E lidar com esse mundo fica mais palatável, mais suportável quando a gente consegue desenvolver mecanismos para olharmos a situação de outra forma. Então façamos isso:

 

Ao invés de você começar seu nível básico, no primeiro degrau super ansioso, querendo saber quando isso termina, que tal você manter seu foco no processo? Sim, para que saia desse primeiro degrau e se dirija ao segundo com segurança, aproveitando cada aula, cada ensinamento, sendo hiper participativo em suas atividades de aprendizado, focando no aqui e no agora. Muitos alunos cursam o nível básico mas não estão com a cabeça no processo. Estão ansiosos, preocupados em que a coisa termine logo.

 

E isso resolve alguma coisa?

 

Ao longo de minha carreira, pude presenciar vários casos de pessoas que, por 8, 10 ou 12 anos, ficaram andando em círculos, começando e interrompendo seus cursos e nunca saindo do lugar. Se isso já aconteceu contigo, ou está acontecendo agora, fica aqui a dica:

 

Mais vale algo bem feito, focado, mesmo que o destino final não esteja ali na esquina, do que deixar que esse monstro, a ANSIEDADE, te devore.

 

Caso queira uma explicação mais visual, você pode assistir essa reflexão no vídeo que se encontra no começo do artigo. Um grande abraço e até a próxima!

 

Canal Inglês com alguma coisa

 

Esse vídeo é a parte integrante do nosso canal Inglês com alguma coisa.

 

A partir de agora, você terá acesso a dicas impactantes sobre vários aspectos do Inglês através de metáforas, âncoras emocionais fortes e vários outros instrumentos que trarão até você alguma coisa para que seu aprendizado seja inesquecível.

 

Se inscreva no canal e aproveite nossas dicas semanais.

 

Periodicamente traremos a vocês algo que te ajudará a fixar conceitos gramaticais e de vocabulário de uma forma inovadora, tudo feito com muito carinho e dedicação.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *